10/03/2017

Palavras ao vento: Sobre o tempo que desperdiçamos




Vivemos cronometrando o tempo. Querendo que ele passe depressa. Ou devagar. Trabalhamos com o que não gostamos, então torcemos que as horas passem rápido para irmos para nosso lar. Em casa, queremos que as horas passem rápido, para o final de semana chegar. E quando ele vem, torcemos para as férias de final de ano chegarem logo. Nunca estamos contente com o tempo. Sempre queremos dar um passo a mais. Estar em outros lugares, com outras pessoas. Estar uns anos a frente. Ou voltar alguns anos. Não conseguimos aproveitar cada momento.

Queremos que a escola passe rápido para a faculdade chegar. Quando chegamos na faculdade, queremos que ela passe rápido para que possamos começar a trabalhar com aquilo. Quando trabalhamos, queremos que a aposentadoria chegue, pois o trabalho é cansativo demais.

E sem perceber, acabamos não aproveitando a vida. Desejando e almejando sempre estar um passo à frente, não aproveitamos cada momento da vida especial como é. Querendo mais do que devemos, querendo sempre o futuro. Ou então tentando atrasá-lo. 

Um dia eu termino o ensino médio. 
Faculdade? 
Quem sabe um dia. 
Não é o momento para comprar uma casa nova, só louco compra algo na crise! 
Talvez um dia. 
Carro? Pra quê? Andar de ônibus é bom. 
Quem sabe um dia. 
Um dia. 
Quem sabe o dia?
Quem sabe se você estará vivo daqui um dia, daqui um mês, daqui um ano.

Amanhã eu visito minha mãe. 
Amanhã eu vou ao dentista. 
Amanhã eu passo no supermercado. 
Amanhã.
Hoje não dá, eu tenho que dar banho das crianças, levá-las pra creche, trabalhar, e a noite estarei cansada demais.
Amanhã é sábado. 
Tenho folga. 
Folga, eba! 
Opa, lembrei. 
Tem apresentação de balé amanhã.
Mãe, não vai dar pra ir aí.
Oi? É do consultório dentista? Vou ter que desmarcar a consulta.
Talvez dê tempo de ir ao supermercado.
Fechou as 20h? Poxa, não era até as 22h hoje?
E agora?

As pessoas correm contra o tempo, e o tempo corre contra elas. Você não tem controle sobre ele. É ele quem controla você. Somos escravos do tempo.

O que nos resta, é viver cada dia como se fosse o último. É fazer o que nos dá vontade, antes que o tempo passe, e a gente fique pra trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Hi, Cultura! . Powered by Blogger :: Voltar ao topo imagem-logo