Fonte: Blog tá ligado
"Katy, como é ir ao psicólogo?"
Então, no começo eu também me assustei bastante com a ideia, e fiquei beeeem ansiosa até o dia da consulta para saber como seria, mas acredito que fosse somente curiosidade mesmo. Como o psicólogo que eu fui é no meu colégio mesmo, ele não tem um divã como esses de filmes, mas sim uma sala com cadeiras normais. Você chega lá, e ele começa a perguntar, o que te levou lá, como anda a sua vida emocional, física, mental, como você está se sentindo... ele desenrola um papo com você.
"Ai meu Deus vou ter que contar minha vida pra ele"
Sim, e não. Você só vai contar aquela parte que precisa de ajuda, o motivo de estar ali. Ele vai te fazer algumas perguntas para conseguir "te entender", mas só responda-as. Não precisa contar detalhes de sua vida, apenas o que achar necessário. E mesmo se você contar sua vida inteeeeeira para ele, é como se estivesse falando para um fantasma porque ele NÃO PODE contar para mais ninguém dos seus problemas, e tudo que você disser para ele. É segredinho, viu? Meu psicólogo mesmo disse, que ouve vários problemas dos seus pacientes durante o dia, mas que quando sai do escritório, ele só relaxa, e vai para casa como uma pessoa normal, e não fica pensando nas coisas que os outros lhe trouxeram durante o dia, pois aquilo só lhe traria mal. Então, tira essa neura! Ele não vai sair espalhando por aí.
Ele dá conselhos?
Basicamente, sim. Não seriam conselhos, mas ele faz com que você mesmo veja o seu problema, e consiga resolver. É como se você levasse um quebra cabeça pra ele, ele te ajuda a montar, e te devolve, do jeito que ele montou. Não necessariamente você precisa seguir os conselhos dele (mas deveria!!), ele apenas está encontrando a melhor forma para você.
E após a consulta, como eu vou ficar? O que fazer?
Por mim eu posso dizer que bem mais tranquila, em paz. Todo mundo precisa expor os seus sentimentos, caso contrário acaba tornando-se uma pessoa muito amargurada, por ficar guardando tudo para si. Hoje em dia desabafar com as pessoas não funciona muito, tem gente falsa demais, e as pessoas estão muito egoístas, só pensam em si. Acredito que essa profissão seja muito valorizada futuramente, já que há uma demanda de pacientes gigante. O psicólogo pode ser um amigo seu se você quiser. Eu recomendo para todos.
E aí, gostaram do post? Tentei sanar as dúvidas mais frequentes, mas se tiverem outras, joguem nos comentários que eu vou AMAR responder! Um beijo e até o próximo post.


Coitados dos psicólogos se saíssem das sessões e fossem para casa pensar no mesmo assunto o resto do tempo :)
ResponderExcluirGostei imenso de saber um bocadinho mais.
Beijocas*
Isso aí Vanessa hahaha
ExcluirBeijos e obrigada por comentar
Legal você reconhecer a importância dessa profissão! Ainda sonho em cursar psicologia. As pessoas a minha volta dizem que levo jeito.. . rsrs
ResponderExcluirwww.julianacremonine.com.br
Eu sonhava em cursar, até descobrir que o povo estuda Freud a faculdade toda kkkkK
ExcluirBeijos Ju
Nem psiquiatra é médico para doidos! Tem gente que tá com depressão, ou algo assim e que precisa tomar remédios mais forte que o Psicólogo não pode passar! Quanto eu era adolescente fazia terapia, era ótimo!
ResponderExcluirTenho que voltar!
Isso hahaha desculpa, já to me retratando :p
ExcluirBeijos Ingrid, saudades de você comentando aqui <3
Já fui ao psicólogo em uma determinada fase da minha vida (posteriormente tive alta) era muito bom, era uma hora por semana que eu só cuidava de mim mesma.
ResponderExcluirhttp://www.eucurtoliteratura.com/
Aguardo o dia da minha alta, porque né hahahaha
ExcluirE sim, é um momento relax, todos deveriam ter.
Beijos Nanan
Gostei muito do post, elucidou muitas dúvida comuns a quem não conhece bem essa área.
ResponderExcluirApesar de nunca ter frequentado um, como sou da área da saúde sei muito bem a importância de não manter sentimentos e aflições guardados, pois podem virar grandes problemas posteriormente.
beijos :*
http://descomplicandocosmeticos.blogspot.com.br/
Bem isso Raissa, é importante aliviar a "alma" rs, para evitar outros problemas ;)
ExcluirAs pessoas que guardam as coisas pra si as vezes ficam amargas e etc...
Um beijo, volte sempre!
Tenho muita vontade de fazer terapia, acho que todo mundo deveria fazer.
ResponderExcluirTambém acho mocinha! Faça!
ExcluirEsse post ficou muito bom, Katlyn!
ResponderExcluirEu sempre tive curiosidade de ir no psicólogo e quero ver se consigo ir esse ano. O problema é que não é barato, né? =/
Eu gosto muito de tentar evoluir, por isso filosofo muito todos os dias, sobre tudo. Acho que um profissional iria me ajudar mais ainda nessa busca pela evolução.
Obrigada Mayã <3
ExcluirE bom, essa dúvida quanto ao valor eu deveria ter colocado. É realmente caro. Mas no meu colégio tem, então aproveito né ;)
E aí na Alemanha não é mais em conta?
Beijoss
Eu nunca fui ao psicólogo, mas por incrível que pareça sempre tive vontade, não pelo fato de estar com problemas, mas queria saber como era, ver o ponto de vista de alguém que não me conhece, me conhecer melhor, enfim, acho muito bom isso. :) E adorei o nome do seu blog, gostei mesmo.
ResponderExcluirBeijos, Gabriela.
www.wespeakvogue.com
Todo mundo tem curiosidade hahahaha vai, conhece, e depois me conta ;)
ExcluirBeijos Gabi, e obrigada, o seu também é mega criativo :D
Oi Katlyn eu tenho muita curiosidade e vontade de me consultar com um psicologo, mas acho que no meu caso eu teria sim que contar minha vida inteira, pois não vejo um problema especifico, não que eu seja problematica, mas acho que td começa na infancia.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar sua experiência.
Beijos
http://comdebyduar.blogspot.com.br
Mas a minha tbm kkkk bem isso. Só que a conversa flui bem, é legal ir contando aos poucos.
ExcluirObrigada por comentar Debora, um beijo
Eu gostaria de saber como marcar a consulta! se precisa ser encaminhada ou qualquer pessoa pode marcar?
ResponderExcluirUm grande beijo!
Para o psicólogo você mesmo pode marcar, para o psiquiatra tem que ser encaminhado por um médico.
ExcluirBeijos Tuane!